Usado em larga escala em construções residenciais e comerciais, o Drywall é uma tecnologia que substitui a alvenaria convencional em ambientes internos e pode ser utilizado em paredes, revestimentos ou em tetos. Composto por chapas de gesso aparafusadas em estruturas de aço, é um método que não utiliza água, gera poucos resíduos na obra e torna a construção mais rápida, barata e leve.

Além da construção de paredes, ele pode ser utilizado para melhorar o acabamento daquelas existentes, já que as placas são livres de imperfeições, dispensando o preparo para pintura. Também é uma escolha frequente na elaboração de tetos decorados ou de iluminação embutida. “Mesmo após a construção, o Drywall oferece facilidade na manutenção e no acesso às instalações hidraúlicas e elétricas, dispensando o quebra-quebra. Em termos de desempenho, oferece maior conforto térmico e isolamento sonoro. Se necessário, materiais de isolamento termoacústico, como a lã-de-vidro, podem facilmente ser inseridos entre os montantes da estrutura.
A principal vantagem do Drywall é a leveza, que possibilita maior flexibilidade no layout e uma execução da obra até 4 vezes mais rápida. Com a possibilidade de criar paredes mais finas, seu uso pode resultar em um ganho de área útil de até 4%, valioso quando se fala em aproveitamento de espaço.
Após a instalação completa, é feito o acabamento das juntas com telas e massas próprias para drywall (similar a uma massa corrida).Após esta etapa, realiza-se o acabamento final, com pintura ou o revestimento desejado. É importante observar se a tinta a ser usada pode ser aplicada direto no material, ou se é necessário algum primer. Da mesma forma, a argamassa de assentamento, para o caso de aplicação de revestimento cerâmico.
Na arquitetura, o drywall pode ser utilizado como um recurso de design para criar paredes e tetos personalizados. Por ser o método ideal para rápida instalação e modificação, se tornou o queridinho nas construções, reformas e transformações rápidas.